SÃO MIGUEL PAULISTA



CURIOSIDADES DO MEU BAIRRO SÃO MIGUEL PAULISTA

HISTORIA DE UMA REGIÃO EM CONSTANTE PROGRESSO



A História de São Miguel Paulista, bairro no extremo leste da cidade, passa pela Praça que, oficialmente, tem nome de um religioso e, popularmente, de um estilo musical brasileiro, e, popularmente, de um estilo musical brasileiro. É a Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, mais conhecida como Praça do Forró. Alem de conter a Capela de São Miguel Arcanjo, reconstrução de igrejinha que foi o marco do bairro em 1960, a Praça também foi palco de muitos shows nas ultimas décadas e de manifestações de Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista, criado no final da década de 70 por um grupo de amigos ( Edvaldo Santana , Osnofa , Sacha Arcanjo , Akira Yamasaki e Zulu de Arrebata , entre outros) interessados numa “política visionaria de transformação provocada de inquietação “.


A primeira denominação do bairro foi Aldeia de Urrai. Palavra usada por índios quaianaz em referencia ao rio Tiete. Naquelas terras, em 1560, o Padre Anchieta reencontrou um grupo de goianas que havia abandonado as imediações do colégio jesuíta de São Paulo. Uma capelinha foi erguida para marcar a presença crista na aldeia e dar catequização dos índios. A construção levou o nome do arcanjo de devoção de Anchieta. Era o inicio da historia de São Miguel Paulista.


O centro de São Miguel, nos arredores da Praça do forró, é atualmente de importante polo comercial e residencial, com quatro avenidas principais: Nordestina, São Miguel, Pires do Rio e Marechal Tito, as tres primeiras recentemente contempladas pelo Programa de recapemanto da Prefeituea. A estaçao de Trem, utilizadas pela linha F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM)n desde 1994, tambem esta nessa area. No entrocamento da Marechal Tito com a Nordestina, o Restaurante Piassi é parada obrigatoria para moradores.


FAZENDA BIACICA HISTORIA DESDE 1682


A fazenda Biacica é do seculo XVII e esta localizada no Distrito do Jardim Helena em São Miguel é mais um patrimonio historico que o bairro Jardim Helena em São Miguel tem o privilegio de ter.


Na entrada de um belo conjunto de arvores e palmeiras imperiais adornam o caminho ate a frente da casa. A porta principal tem aproximadamente tres metros é possivel ver a data de 1682 gravada no arco superior. Com um exuberante alpendre forntal que protege as paredes de taipa e a magnitude dos azulejos portugueses que em painéis representam em desenho dois momentos da historia do Brasil, na direita de quem olha a casa de frente a parede esquerda indios denso catequizados pelos Jesuitas em 1554. A fazenda esta em processo de desapropriaçao, o CONPRESP reconheceu o valor cultural e ambiental da Biacica atraves de tombamento em 1994, preocupaçao que Mario de Andrade ja expressara em 1937, quando a visitou como tecnico do IPHAN. Em 2004, tambem foi incluida como ZEPEC no Plano Regional Estrategico das Bubprefeituas.


COMPANHIA NITRO QUIMICA BRASILEIRA


Outra referencia na região é a fabrica de Companhia Nitro Quimica Brasileira , aprimeira do mercado nacional de Nitrocelulose , seu principal produto. Implantada em 1935 na avenida Dr. José Artur Nova , a Nitro Quimica teve papel de destaque no desenvolvimento de São Miguel.Em 70 anos , empregou milhares de trabalhadores e , juntamente ecom as olarias e fabricas de ceramicas, contribuiu para o crescimento do bairro na primeira metade do seculo XX, atraindo centenas de pessoas á procura de emprego. A Nitro ainda um dos estabelecimentos de São Miguel que mais oferecem vagas de trabalho: com 401 funcionários, é responsavel por quase 18% dos postos da indutrias local.